Livros e decoração, um mundo de possibilidades

DECORAÇÃO

WhatsApp Image 2020-11-17 at 12.29.39
WhatsApp Image 2020-11-17 at 12.29.39

Os livros são maravilhosos. Além de todo conhecimento que nos proporcionam, com suas histórias, experiências novas e estímulo à imaginação, também promovem muita inspiração na hora de pensar na decoração. É isso mesmo. Inteligência com beleza. Perfeito, né?

Os livros trazem mais personalidade ao ambiente, mas não estamos querendo dizer que você precisa comprar livros apenas para usar na decoração. Compre livros para ler! Esse é o objetivo essencial das grandes histórias. Por isso, se o seu objetivo é apenas decorar, existem diversos itens muito interessantes e que podem deixar sua casa e os ambientes incríveis. Inclusive já escrevemos sobre eles aqui, com dicas de como a horta em casa pode ser decorativa e aqui também sobre leilões, com objetos de arte ou de antiquário que podem transformar seu lar.

Com este artigo, queremos inspirar você a soltar a criatividade e a imaginação, fazendo uso dos benefícios que os livros promovem, só que agora aplicados aos ambientes. Por isso, este artigo é, principalmente, para quem já tem diversos livros em casa, ou mesmo para quem tem apenas alguns. É para os leitores assíduos e apreciadores de uma boa leitura que, ou não sabem o que fazer com tantos livros, ou que querem aproveitar a oportunidade para dar um bom uso a eles, inclusive esteticamente. Também é para quem decidiu se aventurar no universo da leitura agora. Nesse caso, este artigo é para você. Afinal, na medida em que seus hábitos de leitura aumentam, os espaços para livros precisam aumentar junto!

O charme das bibliotecas

Em uma pesquisa rápida na internet, se você procurar pelas bibliotecas mais bonitas do mundo, vai encontrar uma verdadeira exposição de arte. Arquiteturas de todo tipo, desde clássicas até as mais modernas. Livros em estantes imensas que parecem não acabar mais. Aquela luz, que às vezes é natural e às vezes vem de luminárias estrategicamente colocadas ali. Um trabalho de decoração realmente muito bonito.

A Congress Of Library, por exemplo, é a maior biblioteca do mundo, fica nos Estados Unidos e tem 155 milhões de exemplares, entre eles mais de 32 milhões de livros em 470 idiomas diferentes. É claro que você não precisa ter tantos livros assim, mas vale a pena conferir as grandes bibliotecas do mundo para se inspirar. Afinal, todos esses lugares foram projetados por grandes arquitetos, sempre com o objetivo de construir ambientes integrados com os livros que, nesses casos, são o carro chefe da decoração.

No Brasil, temos a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, com 9 milhões de itens, entre livros, documentos, mapas, fotografias e acervos diversos. A biblioteca surgiu com a chegada a coroa portuguesa no Brasil, em 1808. Quando Napoleão se aproximava de Portugal, a família real decidiu fugir para cá trazendo seus pertences e riquezas: um acervo com aproximadamente 60 mil peças.

Em 2006 foi criada a Biblioteca Nacional Digital, colocando-a entre um dos maiores e mais organizados acervos virtuais do mundo. Vale a pena visitar também.

Capas e formatos

Esse é um aspecto que para a decoração com livros, pode fazer toda a diferença. Afinal, se você tem um livro com uma capa diferente, vale mais a pena deixá-la a mostra. Nesses casos, as estantes, por exemplo, apenas vão esconder essa parte tão legal. Então, separar por capas, além de tamanhos, – e não por ordem alfabética, como acontece muitas vezes – pode ser um bom começo. São diversos modelos disponíveis, de brochura simples a capa dura. Alguns têm cores mais quentes e vibrantes, enquanto outro mais tom pastel. Também existem os de lombadas metalizadas com acabamentos diferenciados nos títulos. Tudo isso deve ser levado em consideração na hora de você criar o espaço do seu jeito. Livros com capas em tonalidades que combinam ou seguem a mesma paleta de determinada área da sua casa podem ser mais indicados. A mesma coisa vale para criar contraste.

Além das capas, existem também diversos formatos, e esse é outro aspecto que você pode explorar. Você pode combinar os livros por tamanho, ou uma mescla organizada entre eles. Os tamanhos 110 x 180 mm e 125 x 180 mm são os chamados “livros de bolsos”. São aqueles menorzinhos, muito comum vender em banca de jornal. Muitas vezes são versões que cabem no bolso de grandes clássicos! Mas também são usados como guia de viagem, por exemplo. Os livros de tamanhos convencionais, são aqueles de 140 x 210 mm e 160 x 230 mm. Além desses, alguns modelos podem chegar a 210 x 280 mm e 245 x 300 mm. São normalmente livros de fotografia, arquitetura, arte, etc. Também é comum encontrar os de 200 x 200 mm, formato quadrado, normalmente usados em livros infantis.

Boas ideias, boas leituras

Tudo bem que é nosso objetivo deixar os ambientes mais bonitos. Mas decoração boa de verdade é aquela que junta beleza com praticidade e organização. Como dissemos, livros foram feitos para serem lidos, ainda que, às vezes, eles fiquem boa parte do tempo guardados. O primeiro passo é pensar que eles podem estar à mão, visíveis e fácil para pegar. E essa pode ser uma premissa a ser seguida na hora de escolher os lugares ideias.

Depois, é hora de soltar a imaginação. Você pode começar a organização separando por ambientes: livros sobre culinária, que tal deixar na cozinha ou próximo à sala de jantar? Livros sobre fotografia e todos os formatos grandes, que são mais visuais, para folhear, você pode deixar na sala de estar. E assim por diante. Livros técnicos e relacionados ao seu trabalho, podem ficar no escritório. Agora, se você prefere não dividir, tudo bem! Separação por tema ou ambiente é uma forma prática de organizar, mas não é uma obrigatoriedade, né?

Algumas dicas que podem te ajudar

Confira abaixo algumas dicas que você pode usar para se inspirar, são formatos interessantes para guardar seus livros, independente de ambientes ou temas:

Combine outros objetos decorativos: em uma estante, por exemplo,você pode mesclar livros com esculturas, vasos, cestas, porta-retratos, entre outros objetos. Crie um espaço entre eles, e deixe a decoração mais leve.

Inove com prateleiras na horizontal: essa é uma boa maneira de aproveitar diferentes espaços, por ser mais flexível do que as estantes verticais, você pode espalhar em diversos ambientes da casa.

Home office: para dar um toque especial ao seu local de trabalho, os livros fazem toda a diferença, tanto na mesa quanto em estantes. Aqui, você pode seguir um estilo mais biblioteca e deixar organizado em ordem alfabética.

Explore estantes e nichos: no mercado, é possível encontrar os mais diversos formatos, alturas e larguras de estantes e nichos, que tal uma mistura criativa?

Por que não na escada? se você tem escada em casa, cada degrau pode virar um cantinho especial para livros empilhados. Tome cuidado apenas para não derrubar, especialmente se estiver no alto!

Espalhe pela casa: livros como objetos decorativos espalhados pela casa podem dar aquele charme que faltava e aqui você consegue explorar mais as cores e os formatos. Coloque-os na mesa de canto, por exemplo.

Livros abertos: um livro com fotos legais, de arte, arquitetura ou natureza, pode ficar aberto em lugar estratégico, a foto em si já vai fazer seu papel decorativo, em cima de uma mesa ou mesmo em apoiados em prateleiras altas.

Aproveite as cores: na hora de combinar por cor, procure mesclar para deixar o espaço dos livros bem colorido, ou quem sabe mais monocromático. Seja como for, prefira manter próximos os livros que tenham o mesmo tamanho.

Até no chão: livros também podem servir como uma mesinha de apoio. Com eles empilhados, de forma segura, para isso prefira os tamanhos maiores, e a uma altura adequada, pode ser um bom jeito de apoiar uma xícara de chá. Apenas lembre-se de usar um porta-copos!

Cantinho relax: uma poltrona confortável, com uma boa luz, pode livros por perto! A dica aqui é reservar um cantinho que pode até ser com uma rede de descanso. Assim você cria o seu lugar da leitura e relaxamento.

Caixas organizadoras: você encontra os mais diversos modelos de caixas no mercado. Madeira, metal. Elas dão um toque especial como um acessório a mais para ornar com o ambiente. Elas também podem ser um bom lugar para seus livros.

Revisteiro: se você não tem tantos livros assim, sem problemas! Se prefere revistas – uma vez que a variedade também é grande – pode dar certo! Escolha um lugar que valorize o design do revisteiro e vai ficar ótimo!

O importante é que você encontre o seu estilo. Não existe regra – existe o jeito que for melhor para você. Agora, tendo todas essas dicas e inspirações em mente, você já pode começar a pensar em locais mais adequadas para cada livro, seu estilo favorito para distribui-los e despertar o designer de interiores que existe em você!

Gostou? Então, que tal aproveitar essa inspiração para começar uma nova leitura? Lembre-se de cuidar bem dos seus livros, evitando que amassem ou rasguem. Isso é muito importante para manter a beleza deles na decoração. Além disso, os únicos cuidados que você nunca pode esquecer de tomar: evitar lugares mais úmidos, que possam danificar o material dos livros, evitar lugares que acumulam pó e sujeira facilmente, ou mesmo locais que pegam sol direto não são ideais para os livros. As folhas das páginas, em contato com o sol, podem amarelar.