Tendências

Leilão, um jeito diferente de comprar móveis e itens de decoração

Dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhes três! Todo mundo já ouviu essa expressão antes. E nem é preciso falar muito a respeito: todo mundo já sabe do que se trata. Isso porque a prática do leilão, que funciona muito bem nos dias de hoje, é muito, muito mais antiga do que parece.  

Segundo o blog do Grupo Superbid, fundado em 1999, com atuação pioneira em leilões online na América Latina, a prática dos leilões está na história da humanidade desde tempos muito remotos. Antigamente, eram usados como forma de negociação – mesmo que os “produtos” negociados na época sejam absolutamente impensáveis para os dias de hoje. De acordo com o blog, na Babilônia de 500 a.C., mulheres eram disputadas por homens para casamento, e essa “negociação” acontecia justamente por meio de leilões. 

Bom, as coisas mudaram desde então. Ainda bem! E o leilão, ao longo do tempo, sofreu diversas modificações, especialmente em relação aos produtos ofertados, até chegar ao modelo que conhecemos hoje. 

Foi em 1556 que essa prática se tornou uma atividade profissional e foi nessa mesma época que surgiu a profissão meirinho leiloeiro, que é o funcionário público responsável pelo leilão. 

No Brasil, a profissão foi regulamentada em 1932, no governo de Getúlio Vargas. 

Hoje em dia, acontecem tanto presencialmente como online. E apesar de todas as mudanças que os leilões sofreram ao longo do tempo, em essência, continuam os mesmos e com a mesma finalidade: a venda de produtos e lance de ofertas, onde quem der mais, leva.  

Mas o que interessa mesmo são os objetos que você pode arrematar. E você vai se surpreender com a qualidade e a variedade que é possível encontrar. Depois de mergulhar um pouco mais na história do leilão, você não vai mais querer comprar em outro lugar! 

Diversão, arte, cultura, economia. Quem dá mais? 

Objetos cheios de história. Essa é a maior das vantagens de comprar em leilão. Peças únicas e que não se acha por aí, no mercado de decoração, tão facilmente. Oportunidade para conhecer outras formas de arte, de cultura e enriquecer seu repertório de decoração de interiores. Afinal, todos nós somos um pouco decoradores!  

É por todas essas razões que o leilão é uma modalidade de compra e venda de objetos com muitos adeptos. Isso porque é possível encontrar todo tipo de oferta, desde imóveis, itens de decoração, móveis de todo tipo, antiguidades e objetos de arte, por preços bastante acessíveis. 

Para quem quiser ter uma peça de arte em casa, por exemplo, pode se dar muito bem em leilões, uma vez que possuem todo tipo de obra de arte, desde artistas conceituados, até peças que costumam ser bem caras, como as de antiquários. Essa também é uma forma de trazer um ar diferente para a decoração. Já imaginou uma peça única, aí na sua sala, que só você tem e que ainda por cima foi arrematada em um leilão? Você pode encontrá-la fazendo seu lance! Muitas vezes, para dar um toque especial ao ambiente, basta uma peça assim, bonita e com uma boa história por trás.  

Outra vantagem é que pode ser um plano B para quem gostaria de mudar a decoração, mas não está conseguindo poupar dinheiro. Neste caso, participar de leilões pode ser uma excelente ideia uma vez que você consegue unir qualidade com a economia garantida.  

Isso sem contar a própria diversão em si, afinal, participar de um leilão é quase como participar de um jogo, com você e seus oponentes disputando de forma saudável para saber quem vai ganhar! Além disso, é uma tradição que pode estar muito além do nosso imaginário: sempre com pessoas levantando plaquinhas de preço e o leiloeiro entusiasmado batendo o martelo em cada venda. Vivenciar a experiência de um leilão pode ser uma boa pedida, uma coisa nova, além de ser uma oportunidade de sair da rotina, fazer uma compra diferente e, claro, como foi dito, encontrar todo tipo de objeto com preços muito bons.  

Faça seu lance, online ou presencial. 

Hoje em dia, é muito simples participar de leilões. Como comentado anteriormente, existem duas formas: presencialmente ou pela internet. Dos dois modos, é possível acompanhar o andamento dos lances, e funcionam basicamente da mesma forma, vence quem ofertar o lance maior e conseguir o objeto desejado. 

No caso do leilão online, é ainda mais simples. Uma vez que você está no conforto do seu lar e não precisa se deslocar. A única coisa que precisa ser feita é um cadastro prévio no site. Esse cadastro com antecedência garante que você possa participar do auditório virtual do leilão e conseguir fazer os seus lances. Esses formatos, online, possuem um sistema que mostra os objetos que estão sendo leiloados junto dos lances de todas as pessoas interessadas. Tudo ao vivo, e fácil para acompanhar.  

Como funciona 

Leilão, por ser uma venda pública, é aberto para qualquer um. Isso significa que quando algum objeto está sendo leiloado e está apto a receber ofertas, ele pode contar com a participação de um número irrestrito de pessoas interessadas no objeto. Para participar, porém, existem algumas restrições básicas, como, por exemplo, ter mais de 18 anos e estar com o CPF em situação regular.  

Uma vez feito seu cadastro, no caso do leilão online, as negociações começam com um valor mínimo, que já vem estipulado. É importante que você sempre confira o catálogo para ler as condições de venda. Depois, os produtos serão anunciados um a um. Assim que o que for do seu interesse for anunciado, você pode começar a fazer os lances. Caso outras pessoas estejam interessadas no mesmo produto que você, inicia-se a disputa. 

Você só precisa ficar atento já que as negociações mudam muito no decorrer do leilão, novos lances podem surgir a qualquer momento. Outro ponto é que costuma ter uma contagem regressiva para o fim. Então, se você quiser fazer seu lance, tem que ficar de olho no tempo. 

É possível leiloar os mais diversos itens, como carro, imóvel, eletrodomésticos, tapeçaria e muitos outros, mas para garantir uma boa compra, é sempre importante ver os objetos de perto, em caso de leilões presenciais, ou conferir se possuem uma boa foto e descrição, em caso de leilão online. Certificar-se de que o produto está em bom estado de funcionamento e conservação é sempre importante, isso em qualquer compra que você fizer. Outro ponto importante ressaltar é que normalmente os leilões não possuem garantia e não dão direito a troca ou mesmo devolução do item comprado. Por isso, é bom escolher bem para não se arrepender depois. 

De toda forma, boa parte dos leilões são bem confiáveis. Os produtos são encaminhados pelo vendedor e antes de entrarem no leilão, são avaliados e, em seguida, o leiloeiro realiza a venda da maneira mais apropriada. 

É hora de bater o martelo! Leilões para você inspirar a participar 

Pronto, agora que você já conhece um pouco mais sobre o universo dos leilões, que tal se aventurar e descolar uma peça nova para a decoração da sua casa? São as mais diversas opções, e esse é um mercado que tem bastante movimento, por isso, vale a pena experimentar ou até pesquisar um pouco mais a respeito. Afinal, o leilão ideal depende da sua necessidade específica.  

Abaixo, separamos alguns sites de leilão para você conhecer melhor. Navegue pelos produtos oferecidos, explore um pouco mais esse universo. Quem sabe pode te interessar e você não faz hoje mesmo o seu primeiro lance? 

SOLD Leilões 

A Sold Leilões realiza leilões por todo o Brasil. Considerada referência nesse segmento, essa empresa cuida de todo o processo, desde a preparação, inventário, avaliação até a execução. São os mais diversos produtos ofertados, entre os principais estão ativos industriais e agrícolas, veículos, imóveis de residenciais a industriais, móveis de todos os tipos, eletrodomésticos, mobiliário de escritório, joias, artes, brinquedos, entre outros. 

https://www.sold.com.br/

Leilão de arte James Lisboa 

James Lisboa é leiloeiro oficial de grande experiência e relevância no mercado de leilão de obras de arte. Ele possui um site onde disponibiliza os leilões. Lá, é possível arrematar diversas peças conceituadas de artistas como Oscar Niemeyer, Tomie Ohtake, Joan Miró, entre outros grandes nomes. Funciona de forma simples, é só se cadastrar e fazer seu lance. Já imaginou uma obra desses artistas na sua casa?  

https://www.leilaodearte.com/

Iarremate.com 

Site para vendas de obras de arte, também oferece lances para leilão. O objetivo do Iarremtae.com é fomentar o mercado de arte no Brasil, gerando novos negócios e clientes. Possuem categorias de produtos como antiguidades, arte étnica, arte sacra, decorativa, instrumentos, joias, mobiliários, livros e muitos outros artigos. Para participar, funciona do mesmo modo, por meio de um cadastro. 

https://www.iarremate.com/

LeilõesBR 

Portal de antiguidades, no Leilões BR, os profissionais facilitam e organizam leilões para galerias e antiquários. No portal, os lances podem ser feitos de todo o país. Aqui, tem de tudo um pouco, desde abajur, armário até arte oriental, indígena, africana, etc. Um dos itens mais curiosos são os autógrafos. Peças assinadas por famosos que estão à venda no portal, desde Freddy Mercury até jogadores de futebol. 

https://www.leiloesbr.com.br/

Gostou? Então, aproveite e divulgue! Os leilões podem ser um jeito de unir história, tradição e economia. Divirta-se! 

Deixe uma resposta