Decoração

Lavabo: Dicas de decoração para o ambiente indispensável da casa

Saber tudo sobre lavabo é um passo importante se você deseja investir numa decoração que expresse a sua personalidade neste ambiente da casa. E essa missão pode ficar mais fácil se encontrar as informações certas em um só lugar. É exatamente este o objetivo do nosso conteúdo.  

Preparamos um artigo completo com muitas dicas que você pode usar em seu ambiente. Elas vão te ajudar com um norte. Além disso, você pode entender melhor quais são as características dos principais modelos disponíveis no mercado de decoração e as melhores opções para a realidade da sua casa.  

Neste artigo, você vai saber mais sobre: 

  • O que é lavabo? 
  • Tipos de lavabos. 
  • Tendências de decoração. 


Além disso, temos um conteúdo bônus para te ajudar ainda mais: uma galeria completa com fotos para você se inspirar com vários modelos diferentes, do clássico ao moderno e com itens de decoração que você pode investir.  

O que é lavabo?

Se a gente for consultar o significado da palavra no dicionário, a descrição é bem simples e de fácil compreensão: “depósito de água com torneira para alguém se lavar”. No entanto, se você é apaixonado (a) por decoração, vai querer ir muito além disso. 

O lavabo expressa o carinho que o proprietário do imóvel quis ter para garantir um ambiente reservado e com possibilidades incríveis na hora de decorar.  

É um ambiente menor que, geralmente, fica próximo das áreas sociais da residência como a sala, a cozinha ou até mesmo áreas externas como a piscina e o jardim. Isso acontece exatamente para facilitar o acesso dos visitantes, amigos e familiares.  

Ele tem o intuito de oferecer um ambiente personalizado, charmoso e com o básico para a higienização como: pia, torneira, espelho, toalha, sabonete, papel higiênico, lixeira e o vaso sanitário.  

Você ainda pode investir em itens de decoração para lavabos como pequenos quadros, bancadas, toalheiros, incensos entre outras opções, que contribuem diretamente com um lugar bonito e que dá um toque especial em sua casa.  

Tipos de lavabos

Há inúmeros modelos de lavabos para você escolher o que mais combinar com o seu gosto. O mundo da decoração permite uma liberdade enorme para você deixar o local com as características que te agradam. É possível ter lavabos pequenos, grandes, modernos, clássicos, rústicos, de inox, entre outros. Seja criativo (a) e escolha os melhores itens de decoração.  

Aqui vale destacar que a vantagem de ter um lavabo é que ele pode ser um cômodo avesso à decoração dos outros ambientes. O que queremos dizer com isso é que ele permite que a sua casa seja clássica e tenha um lavabo mais moderno ou vice-versa, por exemplo. Fique a vontade para deixar esse cantinho bem agradável e sem tanta preocupação em combiná-lo com os outros lugares da residência.  

Lavabo clássico

O lado bom de investir no clássico é o fato de que ele nunca sai da moda e a sua casa vai sempre oferecer um ambiente confortável a todos. Ao investir nele, você demonstra o bom gosto e a sofisticação sem grandes exageros, mas com o equilíbrio perfeito para também não ser muito simplista. O ambiente cumprirá com a função de ser apropriado para a finalidade de facilitar a higienização e com um design intuitivo e de bom gosto.  

 Entre as características marcantes dos clássicos lavabos estão: 

  • Cores sóbrias que expressam leveza como é o caso do branco e do bege;  
  • A elegância é a palavra-chave para o clássico, pois todos os itens escolhidos são harmoniosos e pensados para um complementar o outro; 
  • As peças de decoração podem ter detalhes dourados ou prateados;  
  • As pedras de granitos são sempre bem-vindas e ajudam a decorar o lavabo;  
  • Espelhos médios e com um acabamentos antigos agradam muito quem gosta do clássico;  
  • Você pode até investir em papéis de parede com listras delicadas também;  
  • Não dispense torneiras com ares antigos e um design vintage porque são esses detalhes que fazem toda a diferença.  


Como percebeu, o clássico é fácil de ser feito sem deixar de lado a sua criatividade, pois sabemos que deseja ter uma decoração única.  

Lavabo simples

Na hora de pensar sobre o lavabo, você pode querer também entender mais sobre como compor um ambiente mais simples, e isso é ótimo porque é possível criar esse cantinho quando você optar por peças-chave e que vão proporcionar tudo o que você deseja.  

Nossas sugestões para lavabos simples são:  

  • Um suporte para a pia que pode ser de mármore;  
  • Uma cuba pequena, e a redonda é simples, mas bonita;  
  • Uma torneira prateada clássica;  
  • Saboneteira;  
  • Suporte para toalha que também pode seguir a cor prata para deixar o local com um tom único;  
  • Vaso sanitário; 
  • Cesto de lixo; 
  • Um espelho pequeno.  


A decoração pode ser bem minimalista para combinar com o lavabo simples. Então, a dica aqui é optar por paredes claras e, se quiser, destacar um pequeno trecho com uma cor mais vibrante é uma sugestão que vale a pena para você trazer um item novo a sua decoração. Por mais que seja simples nunca deixará de ser bem planejado e com o seu toque.  

Lavabo pequeno

Se sua casa é pequena, mas mesmo assim você deseja ter um cantinho para o lavabo, saiba que isso é possível. Tem muita gente que pede um lavabo embaixo da escada, por exemplo. O que queremos dizer é que isso demonstra que não precisa deixar de investir neste ambiente só porque não tem muito espaço.  

Você pode seguir a mesma linha que indicamos para o lavabo simples, inclusive com as mesmas peças. A vantagem aqui é que você pode optar por produtos mais  modernos, divertidos, ousados ou o que a sua imaginação permitir.  

Inclua: 

  • Móveis pequenos, mas confortáveis;  
  • Itens que não ocupem muito espaço e não impeçam a mobilidade das pessoas;  
  • Decoração intimista, mas de bom gosto e charme;  
  • Espelhos que contribuam para dar a sensação de que o espaço é maior, pois apostam num bom truque da decoração que é proporcionar amplitude;  
  • Vasos de plantas e quadros até podem compor o seu cenário, mas são dispensáveis se provocarem aquela sensação de espaço apertado.  


Lembre-se que lavabos pequenos e baratos podem ser decorados com o seu toque e assim você passa a ter um espaço bem legal para os visitantes apreciarem.  

Confira também: Sua casa alugada pode ter a sua cara 

Lavabo moderno

Passamos do clássico para o simples e para o pequeno, anteriormente. Agora, vamos falar sobre as inovações que também são boas ideias. Lavabos contemporâneos criam verdadeiros ícones da decoração sem deixar de lado o desejo do dono da casa em expressar sofisticação e classe. Para você trazer essa sensação, vale a pena ter lavabos decorados com:  

  • As cubas redondas ou quadradas que sempre marcam presença neste estilo, e você escolhe se deseja  investir na clássica branca ou nas mais modernas;  
  • A bancada da pia pode ser de pedra ou de madeira. Aqui o que vale é brincar com os produtos e acessórios; 
  • As saboneteiras, suportes para toalhas vão garantir a modernidade que você deseja quando optar por peças de inox;  
  • Papéis de parede também contribuem diretamente com a imagem contemporânea que você procura. Escolha um com estampas belas e harmoniosas.  


Com essas dicas você consegue um lavabo que vai surpreender a todas as visitas e te fazer sentir muito orgulho desse espaço. Então, mãos à obra.  

E se o que você quer mesmo é algo mais rústico, continue a leitura para avaliar  nossas dicas abaixo.  

Lavabo rústico

O rústico traz elementos da natureza diretamente para o seu ambiente e proporciona lavabos diferentes, pois é possível mesclar vários elementos. É inevitável associar esse tipo de decoração com a madeira, afinal de contas trazê-la para esse canto da casa o torna muito mais imponente e não vai deixar esse cômodo passar despercebido.  

Algumas sugestões para você são:  

  • As melhores madeiras para esse ambiente são as que são certificadas por empresas que comprovem suas origens, principalmente se forem com a consciência do reflorestamento. Afinal, não há nada mais importante que decorar a casa sem deixar de lado os requisitos de preservação dos recursos naturais. 
  • Seguindo a linha do ecologicamente correto, opte também por madeiras de demolição, maciças e que garantam longa duração, assim você contribui  com uma vida mais sustentável.  
  • Plantas são muito bem-vindas neste tipo de decoração. Opte por aquelas que sejam adaptáveis ao ambiente mais reservado e que não precisem de tanto contato com a área externa. Algumas sugestões que atendem esse requisito são: Espada-de-São-Jorge, Costela de Adão, Maranta, entre outras espécies.  
  • Espelhos mais artesanais combinam muito com lavabos rústicos, bem como pedras e quadros que tenham detalhes feitos à mão.  


Seguindo essas dicas, você já consegue alcançar um resultado que vai proporcionar o ambiente bem atrativo. Se sua casa permitir mais de um lavabo, vale a pena também pensar em decorações diferentes para cada um deles. Isso vai fazer com que seus amigos e familiares fiquem surpresos com tanta criatividade.  

Lavabo Grande

Como comentamos no começo deste artigo, o lavabo por si tem como característica ser menor que o banheiro. Caso você queira um espaço maior precisa saber que o mais comum é construí-lo entre 2 e 5 metros. Ao investir num espaço maior a boa notícia é que você pode optar por uma decoração mais espaçosa e com vários objetos de decoração. Por outro lado, não esqueça da praticidade que o ambiente precisa ter.  

  • Ao contrário dos lavabos pequenos, você pode investir em espelhos maiores. Indicamos os retangulares que preenchem um bom espaço da parede; 
  • Você também pode ter mais de um quadro no mesmo ambiente, inclusive com formatos diferentes; 
  • Armários e bancadas maiores, que permitem acomodar produtos de reposição como as toalhas, papéis higiênicos e sabonetes;  
  • Itens de decoração que misturem estilos.  


Lavabos maiores permitem colocar uma bancada grande, pias e, inclusive, quadros, papéis de parede, vasos e iluminações mais claras ou intimistas em pontos diferentes do seu espaço.  

Tendências de Lavabos

Profissionais da arquitetura e da decoração indicam algumas tendências para os lavabos. Reunimos as principais delas para compartilhar essa importante informação com você, pois pode ajudar na hora de escolher as peças decorativas.  

Cores

O rosa claro vem com tudo, neste momento. A cor promove equilíbrio e harmonia ao ambiente. Se você não é muito fã pode também apostar em outros tons que estão na lista como o verde, tons terrosos, cinza e o bege.  

Revestimentos

Dos revestimentos mais inovadores para o lavabo está o 3D, que garante um ar futurista ao cenário. Você também consegue seguir a tendência da decoração com o uso da cerâmica, papéis de parede, porcelanatos com aspectos mais amadeirados e até mesmo o uso de tijolinho à vista e o cimento queimado.  

Iluminação

A iluminação é um caso à parte e que merece muito a sua atenção porque é capaz de trazer várias sensações aos lavabos. Pensando sobre o que é tendência, os profissionais indicam o uso de lâmpadas como detalhes em espelhos, luz de LED, iluminação embutida, além das inovações com raios de luzes que atravessam as paredes.  

Cubas Esculpidas

As cubas são capazes de trazer muito charme aos lavabos, e agora elas ganham uma repaginação com com técnicas que permitem esculpir vários formatos como linhas, curvas e figuras modernas.  

Espelhos Ovais

Os espelhos ovais saem das penteadeiras e chegam aos lavabos com ares mais contemporâneos e podem ser também redondos. Eles devem ser harmoniosos com o restante da decoração.  

Inovação nos Vasos Sanitários

Os vasos sanitários são indispensáveis em qualquer lavabo. Muito além de ser um item básico, ele chega com um novo formato. A tendência agora é usá-los de forma suspensa, ou seja, não são mais apoiados no chão. Isso garante modernidade e muita sofisticação ao ambiente.  

Bônus: Inspire-se  

Para ajudar ainda mais a sua busca pelo lavabo perfeito, como prometemos no início do nosso artigo, nós montamos uma galeria com inúmeras possibilidades e ideias para você. Praticamente, é um kit para lavabo com peças e produtos que você pode apreciar e escolher o que combina e o que não combina com o que você deseja.  

Confira os lavabos mais charmosos e criativos que encontramos para servirem de inspirações!  

Leia também:  

Como organizar cada cômodo  

Deixe uma resposta