Inspirações para reaproveitar materiais em casa

TENDÊNCIAS

artigo-11-destaque-masonry
artigo-11-destaque-masonry

Muito se fala sobre sustentabilidade – assunto importante e indispensável para todos. Mas…como aplicar a mudança de hábitos para realmente ajudar a mudar o mundo? Pode parecer difícil, mas seguindo essas dicas simples você vai se inspirar e perceber que pequenas atitudes podem mudar sua casa e também o planeta.

 Caixotes e pallets

Se você encontrar na rua um caixote de feira em bom estado dando sopa ou um pallet conservado, não tenha vergonha de levá-lo para casa. Os caixotes podem virar mil e uma peças na decoração de ambientes, desde prateleiras rústicas na parede até elegantes puffs para sua sala. Os pallets – queridinhos da atualidade –, por sua vez, podem decorar sua casa servindo de suporte para sofás e mesas em áreas externas, ou podem ser utilizados como base para um jardim vertical.

 Galões de água mineral

Se você tiver galões de água em desuso na sua casa, não jogue fora: transforme em uma suqueira apenas fazendo um furo na parte inferior e instalando um dosador. Será muito útil em festas e também no dia a dia – você pode abastecer com água potável, também. Outra ideia para este item é cortá-lo, furá-lo e transformá-lo em um vaso para plantas grandes; vale decorar a parte externa com tinta ou outro acabamento.

 Tecidos/roupa velha

Se você tem tecidos guardados em casa e não sabe o que fazer com eles, considere usá-los para dar vida a forros e capas para sofás e poltronas. Camisetas velhas podem se transformar em bolsas, em cortinas de tiras ou em um esfregão de tiras (reaproveite um cabo de vassoura para isso) bastante prático para você limpar o chão com mais facilidade. Calças jeans velhas também podem virar bolsas tiracolo ou em uma mochila – se você tiver máquina de costura em casa, considere estas opções, pois ficam lindas e são muito práticas. Cobertores e toalhas velhos podem ser doados a seus pets. Meias furadas ou sem par podem ter mil e uma utilidades: podem virar panos de limpeza, proteção para os pés de mesas e cadeiras, capas para vasinhos ou, com algumas linhas de costura, brinquedos para pets ou luvas sem dedo. Use a criatividade!

 Cabos de vassoura

Um cabo de vassoura quebrado pode ter algumas novas utilidades, como servir de varão para suportar pequenas cortinas ou toalhas ou servir de porta-trecos (basta prender alguns ganchos em sua extensão). Mas vários cabos de vassoura podem ser transformados em diversos itens práticos e bonitos, como: um varal de teto; um suporte para sapatos; um cabideiro; entre outras ideias.

 Guarda-chuva

De tempos em tempos somos obrigados a trocar de guarda-chuva, pois basta uma vareta quebrar para que ele já não funcione direito, não é mesmo? Pois bem, em vez de jogar o guarda-chuva quebrado fora, com um pouco de paciência, podemos transformá-lo em vários itens legais. As varetas, por exemplo, podem ser separadas e usadas como decoração em vasos de plantas. Se a armação estiver em bom estado, dá para usá-la como porta-revistas. Já o forro, se não tiver sido muito danificado, pode virar uma saia impermeável ou uma roupinha para seu cachorrinho de pequeno porte. Outra dica é transformá-lo em uma ecobag impermeável, muito útil para dias de chuva.

 Garrafas PET

Uma das maiores vilãs da natureza, a garrafa PET demora para se decompor no meio ambiente e contribui para a poluição de rios e oceanos, junto com outros materiais descartados, prejudicando o ecossistema do planeta. Para evitar que as garrafas tenham esse destino, você pode usá-las em casa e aproveitar de sua resistência para confeccionar itens práticos e duradouros. Corte aberturas nas laterais de várias delas e construa uma horta vertical: além de linda, é uma maneira de produzir alguns dos próprios alimentos. As garrafas podem virar porta-trecos de vários estilos, dependendo do acabamento. Sabia que até casas já foram feitas com a utilização dessas garrafas?

Solte a imaginação e não tenha medo de reutilizar materiais dentro de casa. Você economiza dinheiro, dá uma cara nova para seu lar e ainda protege nosso planeta! 🙂