Dicas práticas para montar uma festa em casa

TENDÊNCIAS

artigo-10-destaque-masonry
artigo-10-destaque-masonry

Juntar pessoas queridas em casa é muito bom, mas dá um trabalho…

Se você está planejando receber os amigos e/ou parentes em sua casa para uma festa de aniversário, para a comemoração de algum evento ou simplesmente para confraternizar, fique de olho nessas dicas que separamos para que a reunião seja inesquecível sem que você tenha muito trabalho desnecessário.

Convite

Decida de que forma fará o convite. Atualmente, com a digitalização, os convites impressos são mais usados para eventos formais, como casamentos ou formaturas. Como estamos falando sobre algo um pouco mais informal – uma festa em casa – o melhor mesmo é o convite eletrônico, via e-mail ou redes sociais.

Convidar com antecedência é sinal de educação e elegância, pois os convidados terão tempo suficiente para se programarem, tanto com relação à agenda como na escolha do presente, se for o caso.

Ah, e não se esqueça de pedir a confirmaçào de presença. Afinal, todo o resto será baseado na quantidade de pessoas que comparecerão.

Cardápio

Para decidir o cardápio, leve em consideração alguns fatores: o tipo de evento que você está organizando, a época do ano (sopa no verão, nem pensar!), o horário marcado (comidas pesadas não caem bem à noite), a quantidade de pessoas prevista, a forma de alimentação dos convidados (por exemplo, pessoas vegetarianas e/ou veganas ou pessoas que não consomem bebidas alcoólicas), entre outros. O ideal, ao menos para festas maiores, é que os pratos sejam práticos e fáceis de comer. Tendências em alta são os aperitivos e pratos fracionados, que não precisem de mesa posta. Mas os tradicionais salgadinhos também são bem-vindos. Espalhe porções das comidinhas e as bebidas em pontos estratégicos para que as pessoas não fiquem aglomeradas em um mesmo lugar para se servirem. Não se esqueça de preparar sobremesas seguindo as mesmas orientações. Elas podem estar junto dos salgados ou podem ser servidas depois que todos estiverem de acordo.

Decoração

Escolha os lugares da casa para receber as pessoas. Se for uma festa pequena, uma boa opção é a cozinha, o que tornará o clima bastante intimista. Mas se pretende chamar muitas pessoas, certifique-se de que todas terão lugar para se sentarem – na sala, na cozinha, na copa, em ambientes externos…. Caso a festa seja temática ou tenha uma motivação especial (datas comemorativas), pense nos detalhes da decoração. Separe uma mesa – pode ser a mesa de jantar – para destacá-la do ambiente e decorá-la; monte ao fundo um cenário com tecidos estampados ou com adesivos do tema da festa. Mas se a data não tiver tema definido, vale usar a criatividade e deixar tudo com a sua personalidade: fios de luz, bandeirolas,… A dica de ouro é investir em plantas e flores, que sempre são bem-vindas para qualquer ocasião. Use o que tiver em casa para incrementar a decoração. Mas nunca deixe de lado o bom senso e tenha sempre em mente que o simples é o novo chique.

Banheiro

Não se esqueça de preparar o banheiro para a festa! Além de organizar possíveis bagunças pessoais nesse cômodo, retire cestos de roupa suja e guarde seus pertences de higiene pessoal que possam estar à mostra, como escova de dentes e de cabelo. Deixe-o acessível de todas as maneiras que puder. Se a quantidade de pessoas for grande, considere tomar algumas medidas: deixe rolos de papel higiênico reserva em algum lugar visível; tenha mais de uma toalha de rosto disponível (se possível, pense até em ter disponíveis toalhas de papel); coloque uma lixeira grande no cômodo; disponibilize sabão líquido para a pia. Vale pensar em uma decoração para o banheiro também e deixá-lo combinando com os ambientes da festa. Por último, e não menos importante, separe sobre a pia ou em algum lugar acessível um kit de emergência para seus convidados com fio dental, enxaguante bucal, absorventes íntimos, lenços umedecidos, band-aids e remédios para dor de cabeça, náusea e má digestão. Disponibilize um local para troca de fraldas caso bebês compareçam à festa.

Playlists

Para muitos, montar playlists é a parte mais divertida da organização de um evento. Seja criativo e, se preferir, faça pesquisas para escolher as músicas e, assim, deixar que o som role de acordo com a motivação da festa. Dependendo da ocasião, considere chamar alguém para tocar ao vivo – mas não se esqueça de se programar para não violar nenhuma regra do condomínio ou a lei do silêncio (se for o caso, avise a vizinhança com antecedência sobre a organização da festa para evitar problemas). Pense também em, se for o caso (uma comemoração de bodas, por exemplo), preparar uma apresentação de fotos para os convidados e separar um momento da festa para que todos possam vê-la. Será uma ótima oportunidade para reforçar laços com as pessoas queridas e reviver lembranças.

Improvise

Durante a festa, não se esqueça de conferir se todos estão bem-servidos e se os detalhes se mantêm organizados. Mas não enlouqueça! Curta a sua festa tanto quanto seus convidados e, se surgir algum imprevisto, improvise!

Esperamos que sua festa seja um sucesso!

Se você procura dicas de imóveis para alugar ou comprar na região do ABC, entre no site da Edmur e conheça as ótimas opções disponíveis. Quem sabe a próxima festa não seja a de inauguração da casa nova, não é mesmo?!

http://www.edmur.com.br/