Decoração para festas de fim de ano

DECORAÇÃO

WhatsApp Image 2020-12-22 at 14.57.06
WhatsApp Image 2020-12-22 at 14.57.06

Fim de ano é época de festas, casa cheia, comidas deliciosas e decoração especial. Este ano está um pouco diferente. A pandemia, além de deixar o clima um pouquinho menos festivo, também gerou um novo impeditivo para algumas pessoas, que é não poder estar com as pessoas que amam. Mas apesar de tudo, a época de festas ainda é um bom motivo para celebrar, seja o ano que está acabando, seja para receber com novas e boas energias o ano que vai chegar, seja, ainda, para celebrar todos os aprendizados, obstáculos superados e tantas outras coisas boas e novas que 2020 trouxe para todos nós. É em momentos como esse que temos que reforçar a positividade! Por isso, deixar sua casa em clima de festa, com luzes, cores, arranjos legais e diferentes é ainda mais importante agora. Foi pensando nisso que separamos algumas ideias para inspirar você na sua decoração, deixando ainda mais bonito essa época tão especial. Que tal encerrar com chave de ouro 2020, e comemorar a chegada de mais um ano em grande estilo? Sua casa merece, e você também! É tempo de festejar!

Menos é mais

Essa é uma ideia que vai bem nesses tempos. Menos é mais. E se você não pretende fazer grandes decorações, mas não quer deixar passar a data em “branco”, seguir o estilo minimalista pode ser uma boa para fazer algumas mudanças pontuais, mas não menos interessantes nos ambientes. A dica aqui é fugir dos excessos, encontrando simplicidade na decoração para as festas de fim de ano. Preze pelo essencial, evitando elementos que chamem muito a atenção, optando sempre pelo simples, suave, básico e criativo. Isso passa tanto pela escolha dos objetos decorativos quanto pelas cores. Aqui, deixe o vermelho e o dourado, por exemplo, de lado. Luzes vão bem, mas nada de excesso ou brilho demais. Uma dica legal é escolher formatos novos para os enfeites da árvore. No lugar das tradicionais bolas, que tal elementos geométricos? Ou até bolas transparentes para um ar bem minimalista e charmoso? Até mesmo uma guirlanda triangular pode ser um jeito criativo de transformar o tradicional, mas sem perder a essência. Você também pode pendurar enfeites em lugares diferentes como estantes e luminárias. Essa dica vale também para festa da virada em que enfeites mais clarinhos, mais simples, são mais comuns. Às vezes, distribuir elementos decorativos em alguns cantinhos, como mesa de canto, janelas, maçaneta da porta já são o suficiente para ter a casa decorada com simplicidade e charme.

Tradicional americano

Decoração natalina tem para todos os gostos. Do tradicional ao moderno. Há quem goste de se vestir de Papai Noel, por exemplo, mas também tem quem prefira um ar mais sofisticado e criativo. Para quem é mais da linha tradicional, os clássicos sempre dão certo. Como meias penduras, suéter estilo americano e até pijamas. Isso sem contar a mais clássica de todas: a árvore. Pinheiro com enfeites predominantemente vermelhos, sinos, bolas e tantas outras coisas legais, tipicamente natalinas, que têm no mercado. Outro elemento comum é a guirlanda na porta, que não pode faltar. Uma boa e divertida referência vem do cinema. O clássico Esqueceram de mim tem todas as dicas que uma pessoa que adora Natal tradicional pode querer. Afinal, muitas das nossas referências vêm dos filmes. Apesar de termos épocas de estações completamente diferentes, algumas pessoas gostam de se inspirar nos bonecos de neve, lareira, biscoitos de Natal, etc. Se é o seu caso, tem um outro filme que

vale a pena conferir, a comédia Last Christmas. O que chama mais a atenção nesse estilo de decoração é a predominância das cores vermelho e verde, além do branco que representa a neve. Mas a iluminação, os arranjos e outros elementos também servem para inspirar a festa de ano novo.

Iluminação

É comum em dezembro, ver as casas da cidade todas decoradas. O elemento mais presente são as luzes, que, às vezes, contornam a casa inteira, deixando as ruas ainda mais iluminadas. É uma vista agradável e que nos lembra que estamos no Natal. Além desse clima legal que a época traz, luzes também podem trazer sensação de conforto e beleza. Por isso, são ideais, e as preferidas de muitas pessoas, na hora de fazer a decoração das festas. Existem diversos modelos diferentes de luzes que você pode encontrar no mercado. Os Pisca-piscas são os mais comuns e caem muito bem na decoração de Natal, mas também existem outras opções de luminárias pendentes, luminárias em varal. São muitos acabamentos diferentes, cores e materiais que você pode escolher para sair do básico e dar um toque especial e seu para a casa. Os pisca-piscas, ou a luminária que você preferir, podem estar em qualquer lugar da casa, desde a área externa até sala de estar, de jantar, quartos e varandas. Além disso, pode estar em lugares estratégicos, como na mesa da ceia. Se você quiser inovar ainda mais, que tal colocar em escadas, janelas ou portas? Com essa opção, você tem toda liberdade para criar. Use para dar destaque a um ambiente específico, para deixar um cantinho mais aconchegante ou mesmo para chamar a atenção.

A árvore

Formatos e tamanhos não faltam, mas você pode variar bastante neste item. Que tal uma árvore na parede? Você pode usar adesivos, colocar um quadro com uma árvore de Natal desenhada e até uma fotografia. Além disso, você pode usar elementos como folhas, bolas e outros enfeites pregados ou colados na parede. Essa é uma boa ideia para quem tem pouco espaço. Outra ideia criativa é fazer uma árvore de Natal com livros! Aqui tem algumas dicas de como você pode usá-los na decoração. Outra dica é construir uma árvore em formato de mural de mensagens positivas. Assim, você deixa um cantinho especial da casa para decoração, e também para receber 2021 com bastante energia positiva. E se você prefere não gastar, solte a imaginação criando uma árvore com materiais reciclados. Você pode usar papelão, garrafas pet, pedaços de madeira, entre outros. Veja aqui algumas ideias sustentáveis. Seguindo essa mesma linha ecologicamente correta, você pode até usar as plantas que já tem em casa como “árvore de Natal”, incluindo alguns enfeitinhos, mas que não machuquem as plantas, combinado? O ideal é aplicar essa ideia em plantinhas mais resistentes. Veja aqui alguns exemplos de decoração de Natal em suculentas.

A mesa

Uma mesa com comidas deliciosas por si só já chama a atenção. Mas você não precisa preparar um banquete para ter uma mesa bonita, colorida e decorada. É claro que, neste caso, os pratos são parte da decoração e costumam ser mais rebuscados do que aqueles que preparamos no dia a dia. Uma farofa colorida, uma salada farta e um peru com legumes já

trazem um ar diferente para o ambiente, e com um elemento a mais: o aroma de comida quentinha. Frutas, por exemplo, ajudam muito a deixar a mesa mais agradável também, especialmente as da época como figo, damascos, pêssegos e as clássicas uvas. Mas alguns elementos específicos podem fazer toda a diferença. Aqui, o importante está nos detalhes e na escolha dos acessórios. Comece escolhendo a toalha de mesa e, depois, faça as combinações a partir daí. Pense em uma paleta de cores, que pode ser tanto tradicional, vermelho e verde, como mais simples, priorizando o branco e as cores neutras. As cores podem estar nos guardanapos, nos prendedores de guardanapos, nas taças, ou em arranjos de flores. Combine tudo isso com o jogo de pratos e talheres. Sabe aquela louça especial que você tem em casa? É hora de usar! Esse também é um bom momento para abusar os acessórios. No lugar dos talheres tradicionais de aço inox ou alumínio, por que não investir em talhares dourados? Velas, travessas bonitas com acabamentos diferenciados, além de objetos mais ousados com castiçais podem trazer um ar bastante sofisticado e elegante à mesa. Garrafas vazias podem servir de vaso para decorar também. Outra ideia é usar jogo americano no lugar da toalha de mesa.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas! Mas seja como forem suas festas de fim de ano, o importante é que sejam alegres, que tragam boas energias e que inspirem você e seus familiares. O jeito mais bonito de celebrar é com amor e solidariedade. Por isso, boas e lindas festas para você!