Cozinha: Novas tendências para o cantinho mais amado da família.

DECORAÇÃO

INTEGRADO_cozinha_blog
INTEGRADO_cozinha_blog

Repleta de criatividade, tradição e receitas únicas, a cozinha é o coração da casa. O espaço tem ligação direta à nutrição do corpo e dos sentimentos.

O cômodo foi eleito como o preferido para receber visitas e abrigar encontros especiais, já que os convidados podem, juntos, colocar o papo em dia enquanto preparam o menu, momento perfeito para criar memórias afetivas e estreitar laços.

Ano após ano, as tendências para cozinhas exalam uma atmosfera aconchegante que transmite o estilo dos moradores e mantém a praticidade e a funcionalidade necessária para o dia a dia da casa.

Queremos te mostrar o que vem por aí no universo das cozinhas, porque com certeza, alguma dessas novas tendências vai se encaixar perfeitamente com o seu gosto.

As tendências do momento:

1. Estética Comfy

O aconchego é a bandeira das cozinhas atuais, então, a decoração confortável estará presente em muitos lares brasileiros nos próximos anos.

Tendo o bem-estar como centro da proposta, esse estilo de decoração integra o uso de cores neutras que transmitem felicidade e calma com madeiras claras, iluminação descentralizada e materiais suaves ao toque, como cadeiras e bancos estofados, tapetes e cortinas leves.

Ter praticidade também faz parte da busca pelo conforto, por isso, os mobiliários são desenvolvidos para permitir utilização multifuncional, como no caso das mesas retráteis, balcões e bancadas, que podem ser usados nas rápidas refeições e também possibilitam um aproveitamento melhor quando o ambiente está recebendo visitas, principalmente se a casa for pequena.

2. Integração de ambientes

Antigamente, a cozinha costumava ser um cômodo isolado, mas com a pandemia as pessoas passaram a fazer mais atividades em casa e a integração desse ambiente ganhou importância.

A união dos espaços dá mais versatilidade e amplitude, a cozinha não deixa de ser o coração da casa, mas, agora conta com a área da sala ou da varanda para promover uma melhor interação das pessoas e tornar o dia a dia mais dinâmico, algo essencial para uma residência pequena.

3. Madeiras Naturais

As cozinhas, assim como o restante dos cômodos, cada vez mais receberão a influência das inovações tecnológicas, mas uma das tendências é criar no espaço uma atmosfera acolhedora e relaxante em meio à vida urbana.

O estilo dá destaque para a incorporação de eletrodomésticos e móveis futuristas, iluminação natural, plantas verdinhas, materiais naturais e cleans que passem a sensação de natureza.

A madeira chega com força para dar esse aspecto às cozinhas, assim como o verde, que ao longo do ano vai dominar muito as decorações, e, ao somá-lo ao calor da madeira, temos um espaço mais acolhedor.

4. Retrô Moderno

Esse estilo segue com tudo e traz cozinhas inspiradas nas décadas de 60 a 80 com cores típicas da época como amarelo, laranja, verde e marrom. Em 2022, a proposta é aproveitar o estímulo retrô e integrá-lo aos detalhes mais modernos e elegantes, criando um contraste.

Uma boa dica é aproveitar a proposta para introduzir elementos que remetem às infinitas lembranças, por exemplo, uma mesa tradicional da família, mobiliário fruto das gerações passadas. Esse toque deixará o ambiente muito mais acolhedor e especial.

Outra ideia legal (e retrô!) é optar por papéis de parede, já que sua instalação não exige grandes reformas e proporciona uma maneira muito criativa e econômica de dar outra cara para sua cozinha.

Encontrando a tendência ideal

Sentir-se bem dentro da própria casa nunca foi tão importante, e, cada vez mais, vemos nosso espaço como um refúgio diante da correria da vida urbana. Quando pensamos em tendências para nosso cantinho, é importante levar em consideração isso.

Não existe uma tendência melhor ou ideal para a sua cozinha ou para o restante da sua casa. Também não tem problema gostar de mais de uma proposta, é super normal.

Se estiver em dúvida ou com medo de enjoar, opte pela mescla de um pouco de cada decoração e imprima sua personalidade em cada detalhe do espaço, crie sua própria tendência e se surpreenda.