Como não cair em Fake News na hora de comprar ou alugar um imóvel

TENDÊNCIAS

bannerblog
bannerblog

Nosso lar é espaço de acolhimento, de pertencimento e amor. Nele, criamos momentos, compartilhamos histórias, expressamos quem somos, nossos gostos e valores. Por isso, escolher uma casa para morar, seja ela comprada ou alugada não é tarefa fácil.

Nesse momento em que os nervos estão a flor da pele é comum ser levado por uma onda de emoções e deixar a razão um pouco de lado. No entanto, ela é extremamente necessária na hora da tomada de decisões.

Infelizmente, mal feitores podem se aproveitar do seu desejo para aplicar golpes imobiliários. Esses golpes vão desde anúncios de apartamentos não disponíveis até contratos frágeis que abrem brechas para cobranças indevidas e superfaturamento.

Por isso, é preciso estar sempre atento aos mínimos detalhes do imóvel, da transição e até mesmo da corretora envolvida no processo, deixando um pouco de lado a emoção.

Um bom primeiro passo para não cair em Fake News na hora de comprar ou alugar um imóvel é alinhar as suas expectativas.

Por mais difícil que seja admitir, os imóveis sempre terão prós e contras. Se você avistou um imóvel que tem apenas prós, o risco de ele não ser real é muito grande, afinal, no mercado, algumas regras prevalecem.

Um imóvel espaçoso, novo e bem localizado exigirá um investimento maior, por exemplo. É claro que existem exceções e que é possível encontrar o lugar mais adequado para você, mas há um perigo nas ofertas que são “boas demais para serem verdade”.

No que estar atento na hora de procurar um imóvel:

  • Registros da Imobiliária
    Para ter uma imobiliária é preciso ter um registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis, o CRECI. Esse registro garante que as ações da empresa são fiscalizadas e supervisionadas, trazendo mais confiança para o momento de negociação
  • Pesquise a Empresa
    Procure por empresas mais conceituadas, com tempo de mercado e experiência. Esse será um diferencial na hora de adquirir o seu imóvel.
  • Conheça o valor do mercado
    Procure por imóveis parecidos com o que você tem interesse e verifique os valores. Ao identificar, por exemplo, que um apartamento parecido no mesmo bairro tem um preço muito diferente do que o de seu interesse, vá atrás do porquê. O valor está desatualizado? O imóvel é real ou apenas um caça-clique? Ele tem algum problema?
  • Visite o imóvel
    Conhecer o imóvel pessoalmente é imprescindível. É nessa visita que você irá entender melhor o espaço, a distribuição dos cômodos, conhecer os arredores e verificar se os atrativos do anúncio realmente correspondem à realidade.
  • Revise o Contrato
    Garanta que tudo está claro e explicito antes de assinar. Tire todas as dúvidas e, se necessário, peça para alguém da imobiliária repassá-lo com você.
  • Preste atenção no processo
    As negociações precisam ser claras e a imobiliária ou corretor devem estar sempre abertos a perguntas. Desconfie da “enrolação”. Imprevistos acontecem, mas se a empresa não te responde nunca, a visita nunca sai do papel ou o corretor fica ofertando outros imóveis no lugar daquele que você escolheu, o perigo é certo.

Aqui na Edmur prezamos pela ética e a responsabilidade. Somos uma imobiliária bem-conceituada, mantemos nossos anúncios sempre atualizados e transparentes quanto à realidade do imóvel. Você pode contar conosco e com nossos corretores para encontrar o imóvel ideal para você e suas necessidades.