Decoração

Como mudar de casa durante a pandemia de COVID-19

Mudar de casa é uma importante decisão, pois pode ser tomada para reduzir gastos, ficar mais próxima da família, do trabalho ou simplesmente recomeçar em um ambiente novo. No entanto, 2020 trouxe uma situação delicada: uma pandemia por coronavírus assola o mundo, e tem feito milhares de vítimas no Brasil.

Se você não pode esperar para realizar a mudança, precisa tomar uma série de medidas para ficar seguro (a) durante todo o processo.

Até o momento, não há uma lei que proíba você mudar de casa mesmo com o aumento de casos do contágio por COVID-19. No entanto, para a preservação da sua saúde e das outras pessoas envolvidas é de suma importância que saiba como realização a mudança com a máxima segurança possível.

Neste artigo, você vai conferir:

  •             Dicas de segurança para mudar de casa;   
               
  •             Diferenças se for para uma casa ou para um apartamento;          
               
  •             O que fazer antes da mudança de casa;     
               
  •             Dicas para o dia da mudança;
               
  •             Organização do novo lar;     
               
  •             Comportamento do SARS-COV-2 nos objetos.      

Dicas de segurança para mudar de casa

Você terá dois trabalhos a fazer. O primeiro é o de retirar tudo que tem do imóvel atual para levar ao próximo, e o segundo é o de organizá-los no novo ambiente. Pensando no comportamento do coronavírus, são os momentos mais críticos que que vão exigir cautela e cuidados redobrados.

Lembre-se de:

  •             Lavar tudo que for possível com água e sabão;     
               
  •             Passar álcool em gel nas mãos e nos objetos;       
               
  •             Usar luvas e máscara durante todo o processo.

Separe os itens para doação

A dica é: avalie se precisa, realmente, de tudo que tem. Muitas vezes, nós acumulamos roupas, objetos, livros, entre outros produtos sem uso. Nesse caso, vale a pena praticar a caridade e doar o que não precisa. Diversas instituições aceitam e encaminham às pessoas que estejam em vulnerabilidade social.

Depois de separar tudo que vai levar, é hora de entender as característica do novo imóvel para saber os procedimentos que serão adotados e organizar a sua mudança passo a passo.

Além disso, garanta que você fez a compra ou locação de um imóvel seguro. Se você não sabe como ter certeza disso, confira também o nosso artigo:

5 formas de descobrir se o imóvel que você procura existe ou é um caça-clique

Cuidados para descartar o lixo

Provavelmente, você vai jogar algumas coisas fora, inclusive o próprio lixo comum, produzido diariamente. Como estamos falando de um momento atípico da história, a pandemia exige atenção até nesse momento.

Use luvas e a máscara para descartados. Passe álcool em gel nas mãos aos retornar para casa, e tire a máscara. A coloque de molho com água e sabão. Lave bem as mãos, conforme as orientações dos órgãos de saúde e evite tocar no rosto até tomar banho.

Diferenças se for para uma casa ou apartamento

Se o novo ambiente for uma casa, a mudança será mais tranquila, pois precisará apenas do contrato de locação assinado e as chaves para entrar, porém se for apartamento é necessário saber quais são as regras do condomínio porque alguns lugares podem ter estabelecido em comum acordo como recebem o novo morador.

[H2] Dias e horários específicos para mudar

Geralmente, a mudança deve ser feita em horário comercial, de segunda a sábado e pode haver regras de horários para o barulho. Confirme com o síndico quais são as regras do condomínio.

Se o seu destino for casa, lembre-se que existe também leis que proíbem o barulho excessivo fora dos horários das 7h às 20h.

Quantidade de pessoas envolvidas

O ideal é envolver o mínimo de pessoas possível, mas sabemos que a mudança não pode ser feita só por uma. Então, saiba quantas participarão para que estejam protegidas e com os itens adequados de higiene e de segurança.

Rota do transporte

Além do caminho que será feito entre a antiga casa para a nova, você precisa saber como as caixas, móveis etc. vão sair do caminhão para o imóvel. É importante pensar na logística, pois pode haver necessidade em usar carrinho, por exemplo, e tudo precisa ser muito bem higienizado.

Outra preocupação é com os tamanhos. Avalie se os móveis e eletroeletrônicos são compatíveis com os espaços dos elevadores e portas. Em alguns casos pode ser necessário desmontar para contribuir com a passagem.

Para não ser pego de surpresa, já busque informações com o corretor ou proprietário do imóvel. Desse modo, você já fica ciente de tudo que vai precisar se preocupar e cumprir as determinações. Afinal, ninguém deseja chegar em um novo ambiente com a fama de vizinho barulhento ou inconveniente.

Transporte para a mudança

Entre as dificuldades que mudar de casa durante a pandemia pode impor é encontrar a empresa certa para transportar tudo que você tem. A pesquisa vai ser sua melhor amiga, neste momento, e indicação de amigos e familiares sobre as empresas sérias também podem ajudar muito.

Sabemos que nem todas as pessoas estão levando a sério a COVID-19 causada pelo vírus SARS-COV-2, e isso implica em não seguir com todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de outros órgãos competentes. Por este motivo, você precisa ficar atento (a) se a empresa contratada fornece:

  •             Itens de segurança individual aos seus colaboradores como luvas, máscaras e botas;    
               
  •             Caminhão devidamente higienizado;           
               
  •             Segurança para transportar os objetos sem avarias e nem risco de contato com outros que não sejam do novo proprietário;   
               
  •             Cordialidade e bom atendimento.    

Dicas para o dia da mudança

Se fosse num momento diferente do que estamos vivendo hoje, a sua preocupação seria muito mais em não quebrar nada, que com a saúde, mas com os números de casos que aumentam a cada dia, todo cuidado é válido para mantê-lo (a) em segurança, bem como todos os profissionais envolvidos.

No momento de mudar de casa, é possível que você ajude a carregar suas coisas. Então, é importante que aplique álcool em gel, use luvas e a máscara. É recomendado a proteção para os olhos por haver necessidade em se comunicar com os carregadores e orientá-los, bem como eles também precisam ter essa preocupação.

Horário para mudar

Se você não quer perder o dia todo com o processo de mudança, recomendamos que faça tudo durante o período da manhã. Assim você consegue ter um pouco de tempo livre entre o período da tarde e o da noite.

O dia por si só será cansativo, então separe também um tempo para descansar antes de começar a organizar tudo.

Organização do novo lar

Deu tudo certo durante o transporte e agora o desafio mesmo é de organizar a casa, deixar tudo em seu devido lugar e seguro. Ao chegar em seu novo lar, depois que todas as caixas já estão dentro do imóvel, tenha muito cuidado para tirar a máscara, que só tem eficiência por 2 horas, o que justifica a necessidade em ter mais de uma. Opte por tomar um banho assim que chegar e troque de roupa.

Nessa fase, vale a pena desempacotar por partes e por cômodo. Geralmente, as transportadoras já têm um protocolo claro para ajudar na organização, o que facilita todo o processo.

Novamente, manipule tudo com luvas e máscara. O que for possível lavar, use água e sabão e o que não for, capriche nos produtos de limpeza e no álcool e gel. A própria nova moradia merece ser lavada para sua segurança.

Atenção especial ao ar-condicionado

Se sua nova casa tiver um aparelho de ar-condicionado, providencie a limpeza dele antes de usá-lo, pois é um risco não apenas para a transmissão de coronavírus quanto de outras doenças respiratórias. No primeiro dia, deixe as janelas abertas para arejar todo o ambiente, e faça a manutenção do aparelho regularmente.

O trabalho da equipe da empresa de mudança

A depender do que você contratou, a equipe pode ajudar a desmontar e montar seus móveis. Avalie como esse procedimento será feito para promover a sua segurança e de cada pessoa envolvida. Lembre-se que estamos combatendo um inimigo em comum: o coronavírus, e ninguém deve ser exposto aos riscos. Leve as recomendações de higiene e segurança a sério.

Entre as vantagens de contratar uma equipe estão:

  •           O Serviço de montagem e desmontagem;  
               
  •             Embalagens adequadas para cada tipo de objeto;
               
  •             Planejamento adequado para o transporte;
               
  •             Caminhão com rastreamento;          
               
  •             Profissionais habilitados;      
               
  •             Preocupação com a higiene do início ao fim.          

Comportamento do SARS-COV-2 nos objetos

O cenário da pandemia ainda não está nada agradável, e você provavelmente não aguenta mais escutar sobre o coronavírus, mas é essencial que entenda como ele age para compreender quais riscos a mudança implica e como você pode fazer para que tudo aconteça de forma segura.

Primeiramente, você deve ter escutado três termos para falar sobre o assunto: coronavírus, COVID-19 e SARS-COV-2. De um modo simples: Coronavírus é a família do SARS-COV-2, que é o vírus responsável pela doença COVID-19.

A COVID-19 pode ser transmitida de um humano para o outro por meio do contato direto com o vírus, no ar, em objetos e/ou gotículas de saliva, e em seguida em contato com os olhos, nariz e boca.

Veja os dados sobre o tempo que ele consegue ficar vivo nos objetos:

  •             Aço inox: 3 dias         
               
  •             Plástico: 3 dias          
               
  •             Papelão: 24 horas     
               
  •             Cobre: 4 horas          

Fonte: Fiocruz

É possível notar que a maioria das casa tem um ou mais desses itens, e a mudança neste momento traz um grau de risco, sim. Para não contaminar e nem transmitir, recomendamos que siga todas as recomendações deste artigo, além das que foram dadas pela própria transportadora e os órgãos de saúde.

Leia também:

Como organizar cada cômodo

Deixe uma resposta