Como garantir o sucesso do seu investimento imobiliário

TENDÊNCIAS

thumbblog
thumbblog

Apesar dos investimentos em geral ainda não serem tão populares no Brasil quanto em outros países, esse cenário está mudando.

O mercado imobiliário tem sido um caminho para muitos na hora de fazer investimentos financeiros, principalmente por ser uma opção muito versátil, com espaço para todos os perfis de investidores, seja a pessoa novata ou veterana dos empreendimentos.

Para apoiar quem está nessa empreitada da rentabilidade imobiliária a não cometer nenhum erro, trouxemos dicas valiosas sobre o tema que podem ajudar tanto a compreender, como garantir o sucesso do investimento em imóveis.

Ótima leitura!


Planeje bem novos investimentos

Todo e qualquer novo investimento merece atenção e um bom planejamento, no setor imobiliário não é diferente.

Analise com calma e dedique um tempo para entender o bairro ou a cidade onde pretende investir, pesquisando por exemplo, o histórico recente de preços na região, avaliando o acesso ao local, a estrutura e outros fatores que podem influenciar a escolha dos futuros interessados. Esse é um cuidado fundamental que evita frustrações com o desempenho do investimento no futuro.

Procure por um imóvel levando em consideração sua liquidez e escolha um local ou uma categoria que tenha alta demanda e que possa ser vendido a qualquer momento, se necessário.

Outro ponto de destaque é que vale a pena desembolsar um pouco a mais na aquisição, se for o caso, por um imóvel que poderá ser alugado ou vendido rapidamente.

Fique atento as épocas de recessão do mercado

Em momentos de incertezas econômicas, grandes investidores passam a focar os seus aportes no mercado imobiliário, justamente porque, também nessa fase, muitas pessoas optam por vender os seus ativos e abrem inúmeras oportunidades para compra de imóveis por valores mais atrativos. Posteriormente, esses podem ser negociados a preços que tragam uma melhor lucratividade.

O setor de imóveis representa um cenário de menor variação e com um ciclo bastante específico e mais longo quando comparado a outros, por isso, é importante conhecer e saber identificar as etapas desse ciclo para sair à frente de outros investidores e aproveitar o que há de positivo em cada fase.

Entenda os custos de um imóvel parado

Ao adquirir um imóvel como investimento é importante conhecer os custos que poderão surgir caso a propriedade fique desocupada.

Com o passar do tempo, todo proprietário começa a entender que o imóvel sem uso, não só deixa de gerar uma renda extra, como também acarreta despesas adicionais e riscos à aplicação, sem falar no aumento do prazo de retorno do investimento.

Para te ajudar a entender mais, ainda em nosso blog, você encontra um artigo sobre os principais custos de um imóvel parado e dicas sobre como colocá-lo em circulação de forma vantajosa e positiva para a rentabilidade e construção de seu patrimônio.

Seja flexível ao negociar

Durante as negociações, seja para alugar, comprar ou vender, demonstre interesse e disposição em facilitar a transação e fechar a tratativa, isso proporcionará mais chances de bons negócios e poderá evitar que o imóvel fique vazio por longos períodos.

Avalie as possibilidades de modo a evitar prejuízo. Coloque no papel os custos e o quanto é possível diminuir, seja na venda ou no valor do aluguel, para realizar uma negociação de sucesso e interessante para os dois lados.

Muitas vezes, é mais lucrativo ofertar possibilidades e garantir a ocupação do imóvel, do que insistir em um negócio que atenda somente às suas expectativas e acabar com o local vazio, protegendo-se, inclusive, contra o risco de inadimplência.

Diversifique sua carteira de imóveis

A frase “Não coloque todos os ovos na mesma cesta” é muito conhecida no mundo dos investimentos e trata de uma diversificação necessária para que as aplicações sejam vantajosas.

Ao conectar essa afirmação ao mercado imobiliário, é importante destacar que por haver ofertas diferentes o tempo todo, com mudança nas categorias de imóveis em evidência, investir diversificadamente é uma das maneiras de proteção mais eficientes.

Assim, se não for um bom momento para algum de seus aportes, outros poderão estar em alta, como, por exemplo: diante de uma baixa no mercado comercial, você poderá obter bons retornos com imóveis residenciais.

Mantenha o cuidado com o imóvel

Muitos investidores acabam deixando a manutenção do imóvel de lado, principalmente nos períodos vagos, por não a considerarem importante. A verdade é que a inocupação impede que cuidados diários aconteçam e assim, afastem as pragas ou até mesmo permitam uma rápida identificação de mofo, vazamentos e infiltração nas paredes.

Sem a manutenção adequada, a probabilidade de o imóvel ficar vazio por períodos extensos é alta, portanto, para se destacar diante das demais ofertas, é importante ser proativo, zelar pela habitação tendo ou não inquilinos e clientes interessados.

Para os imóveis que já estão locados, ou seja, aqueles com moradores, a administração imobiliária qualificada somada ao interesse do proprietário em cuidar, valorizam o imóvel e aumentam as chances de se manter um negócio de sucesso por anos.

Contar com ajuda qualificada faz toda a diferença

Muitos proprietários e investidores que desejam iniciar no setor, estão percebendo que essa é uma das alternativas mais seguras de proteger e alocar os seus recursos, uma maneira inteligente para construir um patrimônio sólido. Porém, muitas vezes, têm dificuldade em conciliar responsabilidades pessoais e profissionais com a administração do negócio imobiliário e reconhecem que, sem uma administração adequada, o cenário de sucesso pode rapidamente mudar.

Busque por intermediários seguros e acessíveis que possam te ajudar a chegar mais perto de alcançar os seus objetivos. Para isso, conte com a Edmur Imóveis!

A Edmur Imóveis oferece uma equipe qualificada para auxiliar durante todo o processo de venda, compra ou aluguel do seu imóvel. São dezenas de profissionais responsáveis por apresentar a propriedade para sua carteira de clientes, analisar a documentação necessária, gerenciar o pagamento de taxas, além de fazer a comunicação direta com os interessados antes e no decorrer da negociação, como também durante o período de contrato (para os casos locatícios).

Ao trabalhar com a Edmur você também conta com fotos profissionais, avaliação adequada e divulgação nos maiores portais imobiliários, aumentando as possibilidades de negócio.

Entre em contato conosco e entenda como nossa experiência de mais de 50 anos no mercado pode te auxiliar de forma positiva, sempre lhe apresentando os melhores negócios e as novidades do setor, para colocar seu patrimônio em movimento e garantir o retorno no investimento imobiliário