Tendências

5 formas de descobrir se o imóvel que você procura existe ou é caça-clique

Você está em busca de um imóvel quando surge um anúncio perfeito. Localização, tamanho e preço! Você pede para falar com um corretor, porém, no retorno sobre o anúncio, ele evita citar esse imóvel. Ao invés disso, insiste em lhe oferecer imóveis semelhantes, mas nunca aquele com o qual você sonhou.

Já aconteceu isso com você?

É claro que, mesmo nas empresas mais sérias, vez ou outra um imóvel estará divulgado de forma diferente, haverá indisponibilidade de contato com um proprietário, assim como ocorrerá reduções de valores que não foram comunicadas por ele.

No entanto, não é disso que tratamos aqui. Estamos falando de uma estratégia antiga e comum em muitos mercados e-commerce. O caça-clique.

É triste reconhecer, mas ainda existem imobiliárias e corretores que se valem dessa estratégia em que se anuncia aquilo que “não existe” apenas para atrair interessados (leads).

Perceba que, quando se trata desse método pouco distinto, algo logo fica evidente:

O imóvel SÓ está publicado por este valor naquela imobiliária, nas demais ele está com valor mais alto.
ou
Nas imobiliárias de confiança, esse imóvel já nem está mais ativo, já foi vendido ou alugado.
É duro reconhecer ou aceitar, pois preferimos acreditar que finalmente encontramos o imóvel tão sonhado e que vai dar tudo certo. Mas repare que, nessas condições, você NUNCA conseguirá visitar o imóvel que queria, apesar daquele anúncio que te atraiu continuar ativo.

Você ouve:

O proprietário não me responde
O inquilino já vai desocupar
Ixi, acabou de ser vendido/alugado
Tudo isso acontece de fato, mas os anúncios são imediatamente inativados por empresas sérias. Nasd menos sérias, o imóvel era apenas uma ISCA.

Quando a falta de honestidade é a porta de entrada para conhecer um imóvel, essa é a imobiliária que você não quer!
fake news são velhas conhecidas do mercado imobiliário e foi pensando nessa quantidade enorme de anúncios falsos que preparamos para você 5 maneiras de identificar um anúncio imobiliário verdadeiro para te deixar cada vez mais perto do imóvel ideal.

1 – RECONHEÇA OS ANÚNCIOS DUPLICADOS

Você identifica um imóvel que gostou e memoriza um sofá azul com bolinhas amarelas na sala. Logo você encontra o mesmo sofá, em outro anúncio fotografado por outra câmera ou em outro ângulo. Sim, é o mesmo imóvel!

Não pense que “então são parecidos, mas não é o mesmo, porque esse tem sacada e aquele não..” É sim o mesmo imóvel.

Você continua navegando, subindo e descendo páginas de portais e logo fica íntimo desse sofá. Em alguns anúncios haverá lazer completo, em outros esqueceram de citar a brinquedoteca, mas é o mesmo apartamento.

Perceba que dificilmente o valor irá variar muito. Se estiver muito abaixo em uma só empresa, ou ela foi a primeira a atualizar seu valor, ou você está diante de um caça-clique.

2 – DE ONDE VEM?

Caso encontre informações que são “boas demais para ser verdade”, é imprescindível conferir a origem desse anúncio. Portais de imóveis concentram diversas origens: imobiliárias, proprietários, etc. Comprar e alugar imóvel com profissionais e empresas de confiança do ramo é fundamental para que o processo seja, além de bom para as duas partes, legal e livre de fraudes.

3 – EXPECTATIVA X REALIDADE

Quando você inicia uma busca, logo você percebe o valor médio por área no bairro ou no prédio que deseja.

Encontrar um imóvel de valor muito abaixo pode ser sinal tanto de oportunidade única como de caça-clique.

Uma margem de diferença muito alta pode ser uma potencial fraude ou falta de atualização.

4 – TUDO PELA PROPAGANDA

Se, ainda assim, atraído pelas informações, você vier a clicar em algum desses anúncios, cautela redobrada ao inserir o seu e-mail nesses sites!

O intuito maior é ganhar uma base de e-mails para esses anunciantes, nem que para isso um anúncio mentiroso seja elaborado para atraí-lo.

O intuito não é viabilizar uma negociação entre você e o proprietário do imóvel que te despertou interesse, mas sim conseguir induzir você a negociar outro imóvel que essa imobiliária anuncie e que seja de fato real.

5 – FAÇA UMA ESCOLHA BEM APURADA

Antes de agendar uma visita, insista com seu corretor para ele confirmar as informações publicadas. Escolha uma imobiliária que lhe passou confiança e credibilidade e siga com o atendimento de sua preferência.

Evite seguir em atendimento com dois corretores simultaneamente. Isso só lhe atrapalhará, lhe demandará maior atenção. Dê preferência a imobiliárias bem indicadas, ou procure escolher uma bem conceituada.

Aqui na Edmur nosso compromisso é com a ética e coerência.

Todos os imóveis encontrados em nosso site, ou anunciado por nós em qualquer portal, são reais e estão esperando por você.

Deixe uma resposta